PLANEJAMENTO 3D

Planejamento Virtual 3D em Cirurgia Ortognática

O planejamento virtual em cirurgia ortognática foi introduzido na última década e oferece ao cirurgião a melhor ferramenta de diagnóstico e planejamento da atualidade. Com a utilização desse poderoso software de planejamento 3D podemos planejar, simular e executar a cirurgia com precisão em milímetros.

O planejamento 3D é utilizado no pré-operatório de pacientes com deformidades dentofaciais. Por manipular a região facial, o rosto acaba passando por mudanças estéticas significativas, e para que o paciente tenha uma noção de como ficará o resultado final, o planejamento tridimensional é indicado.

Uma cirurgia nos ossos da face podem melhorar aspectos como assimetria e tamanho do queixo, que muitas vezes influenciam na vida social dos pacientes. O planejamento 3D permite que o Bucomaxilofacial discuta os resultados finais com o paciente, além de proporcionar um resultado mais preciso. Além de auxiliar no planejamento, o software 3D garante maior número de informações e precisão durante a execução da cirurgia propriamente dita, reduzindo o tempo e o trauma cirúrgico durante o procedimento, e um pós-operatório mais confortável.

Como o é realizado?

O planejamento 3D é feito por meio de uma tomografia computadorizada, e necessita que o paciente faça exames previamente. O resultado final possibilita uma visão geral da face, de frente, de perfil e submento-vértice, ou seja, visto de cima do crânio para o mento.

O paciente poderá opinar no resultado estético, mas é importante lembrar que o cirurgião tem experiência na área, e que a opinião dele deve ser levada em consideração, inclusive na parte estética.

O planejamento tridimensional também pode ser utilizado em casos de traumas ou sequelas de traumas no rosto, tendo uma visualização geral dos ossos fraturados e estudando previamente o que pode ser feito na cirurgia para obter o melhor resultado.

O resultado da cirurgia ficará idêntico ao planejamento?

O resultado final poderá sofrer poucas mudanças em comparação ao planejamento tridimensional, mas ficará o mais próximo possível. O planejamento é essencial para que o paciente se sinta confortável com as mudanças.

Os cuidados indicados pelo cirurgião na primeira semana do pós são essenciais para conter inchaço e hematomas nos locais manipulados, e devem ser seguidos à risca. Por conta de uma grande manipulação no local, o resultado poderá ser notado em 30 dias. O inchaço no local, mesmo que pouco perceptível, pode durar ainda algumas semanas.